Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO DO LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

J. A. Lucas Guimarães Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos foi publicada a décima obra da Série Calvino21 , intitulada: JOÃO CALVINO: "QUEM DIZEM QUE SOU?" – Esboços de retratos calvinianos  –   O rganizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, encontra-se a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 anos

✢ CALVINOPÉDIA

| CALVINISMO | É uma designação pela qual o conjunto das doutrinas da graça soberana de Deus foram distinguidas e se tornou distinção, mais particularmente a partir do século XVII. Nessa condição, o termo calvinismo, quando usado para defini-lo como movimento ocorrido na história da igreja protestante, refere-se ao sistema teológico de interpretação e aplicação da Palavra de Deus a toda realidade, tendo como chave hermenêutica a soberania divina (poder, vontade, palavra e obras), sob a qual todas as coisas é como teatro da manifestação da glória do Senhor através de Cristo e por ele seu divino soberano governo sobre tudo, em cumprindo de suas promessas, providência do sustento de sua criação, remissão dos eleitos com adoção filial e julgamento dos perversos.

O termo deriva, é claro, seu caráter descritivo do fato histórico do reformador suíço, João Calvino (1509-1564), em sua luta como ministro do Evangelho para edificar a Igreja protestante em Genebra e oferecer suporte ao progresso espiritual e doutrinário à recente Reforma Protestante, proclamar e defender mais proeminentemente, do que qualquer testemunha contemporânea ou antecedente a ele, as sublimes doutrinas da graça divina. Não que essas verdades maravilhosas tenham se originado com Calvino, mas com o próprio Deus. Elas formam uma parte essencial da revelação de sua Palavra e imprescindível à compreensão da ordem da salvação.

No entanto, para um aporte histórico, convém atentar para o que observa Stuart Picken, em seu livro Historical dictionary of Calvinism, sobre a conceituação do calvinismo:

“Um dos desenvolvimentos mais difíceis de entender é a relação entre o próprio Calvino e a entidade histórica Calvinismo, à qual seu nome foi associado. No início do século 16, era óbvio que os luteranos, particularmente Joachim Westphal (1510-1574), tinham disputas com Calvino que se mostravam quão distantes estavam em algumas áreas pela doutrina e prática relacionadas aos sacramentos. Westphal é creditado por cunhar o termo Calvinismo para distinguir as visões luteranas das de Calvino. No entanto, alguns teólogos da Igreja Reformada tinham dúvidas e reservas sobre aspectos da teologia de Calvino. O Calvinismo dos Cinco Pontos, que resolveu a Controvérsia Arminiana no Sínodo de Dordrecht (1618-1619), tornou-se a norma do Calvinismo ortodoxo na Holanda. Os cinco artigos foram justificados na Bíblia e na Institutas da Religião Cristã. O calvinismo baseado em Calvino foi assim definido teologicamente.

| CALVINISTA | Aquele que assume o calvinismo como parte do seu fazer teológico, bem como vivenciar a fé e prática cristãs sob os fundamentos sustentados pelo calvinismo das doutrinas da graça e da soberania divina, como centro de leitura da realidade e da ordem da redenção divina dos eleitos.

| CALVINIANO | O que diz respeito as obras e pensamento de João Calvino. Essa designação faz-se necessária àquele que seu nome está ligado a um movimento, que legou suas ideias como parte de sua estrutura de pensamento. Como todo movimento também vai agregando suas interpretações, é preciso não confundir o que propriamente o pensamento de Calvino (ou seja, calviniano), daquele que é interpretação do movimento, que o assumiu como sistema teológico, o calvinismo (ou seja, calvinista).


Comentários

Postagens mais visitadas