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Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

✢ CARTAS DE JOÃO CALVINO┌ Seu valor para compreendê-lo


Bassam Michael Madany *

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O valor das cartas de Calvino para formar nosso entendimento do reformador

A literatura sobre Calvino e a Reforma na Suíça francesa é extensa. As pessoas variaram em sua atitude em relação ao Reformador e seu movimento tão amplamente quanto podiam. Ninguém foi tão amado e odiado, admirado e abominado, elogiado e condenado como era João Calvino. No entanto, o veredito da história está cada vez mais a seu favor. Quanto mais as pessoas o conhecem, mais elas conseguem entender melhor sua pessoa, seus ensinamentos e o papel que ele desempenhou na Reforma Protestante.

Começamos examinando os documentos deixados pelo Reformador em benefício das próximas gerações. Os materiais sobre Calvino são abundantes e ainda não foram totalmente examinados. Ele é mais conhecido por sua “Institutas da Religião Cristã”, seus Comentários e os pelos vários folhetos e panfletos que fluíram de sua caneta.

De grande importância são as cartas de Calvino, pois através delas temos acesso a ele. Não apenas como reformista e teólogo, legislador e disciplinador, mas ao homem que viveu naqueles dias conturbados do século XVI, que sofreu, amou e se alegrou como qualquer outra pessoa. No Novo Testamento, vemos uma realidade impressionante. O Evangelho de Lucas e seu Livro de Atos foram escritos como cartas para Teófilo. As bases da teologia cristã são colocadas nas cartas de Paulo e dos outros apóstolos. O livro profético do Novo Testamento, Apocalipse, foi enviado em uma forma de carta às igrejas em Ásia Menor.

Uma história da compilação das cartas de Calvino

A correspondência de Calvino foi enorme e preenche dez volumes, na última edição de seus trabalhos. Os editores de Estrasburgo informaram um total de 4.271 cartas escritas por Calvino ou escritas para ele. Durante um quarto de século, ele manteve uma correspondência contínua com pessoas de todas as esferas da vida. Começou em sua juventude e somente encerrou em seu leito de morte (1528-1565). Assim, abarca, com poucos intervalos, todas as fases de sua vida: de um obscuro estudioso de Bourges e Paris, ao reformador triunfante, que foi capaz de morrer para contemplar seu trabalho como realizado. Nada pode exceder a importância desta correspondência, na qual uma época e uma vida de interesse mais absorvente se refletem em uma série de documentos igualmente variados e genuínos. As efusões familiares da amizade estão misturadas com as questões mais fundamentais da teologia e com a respiração heroica da fé.

Deitado em seu leito de morte, Calvino pediu a Beza para fazer uma seleção de suas cartas e apresentá-la às Igrejas Reformadas, em sinal do interesse e afeto de seu fundador. Nos dias conturbados do século XVI, este pedido recebeu um cumprimento imperfeito. A praga, os grandes desastres, públicos e privados, e a eclosão da guerra civil na França, tudo isso, contribuíram para tornar esta publicação quase impossível. Ainda assim, nunca se deve pensar que os amigos de Calvino diminuíram no desempenho de seu dever. Por seus cuidados, os originais ou as cópias de um vasto número de cartas endereçadas a França, Inglaterra, Alemanha e Suíça, foram coletadas para Genebra e mantidas nos arquivos da cidade. Um discípulo de Calvino, Charles de Jouvillers, contribuiu mais do que qualquer um de seus contemporâneos, para a formação da magnífica coleção epistolar que agora adorna a Biblioteca de Genebra. Ele empreendeu viagens distantes para assegurar o cumprimento deste projeto, buscando em todos os lugares aqueles documentos preciosos, nos quais foram preservados os pensamentos do mestre venerado que ele havia perdido. Ele transcreveu um grande número de cartas com a própria mão. Este trabalho, perseguido por vinte anos sob a superintendência de Beza, foi a origem da coleção da Correspondência Latina de Calvino, publicada em 1575.

Quase três séculos se passaram sem acrescentar nada ao trabalho de Charles de Jouvillers e Beza, deixando inúmeros documentos inéditos preservados na Biblioteca de Genebra, ou coletados nas bibliotecas de Zurique, Gotha e Paris. Dr. Paul Henry, da Igreja Reformada Francesa em Berlim, enriqueceu sua “Vida de Calvino” com várias cartas das bibliotecas da França e da Suíça. Muitos outros distintos autores protestantes o seguiram, publicando várias cartas desconhecidas que despertaram o interesse do público na segunda metade do século XIX.

A coleção inglesa foi publicada pela primeira vez em 1855, por Thomas Constable & Co., Edinburgh, e Little Brown & Co., Boston, Mass. Foi o resultado da tradução de uma coleção que resultou de cinco anos de estudo e pesquisa entre os arquivos de Suíça, França, Alemanha e Inglaterra. O grande historiador da Reforma, Jean-Henri Merle d’Aubigné, assumiu a responsabilidade de compilá-los a partir dos manuscritos originais. Ele, também, editou as importantes notas históricas e encontrou quase todas as páginas, sem as quais muitas letras nunca seriam perfeitamente compreendidas.

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* Bassam Michael Madany foi missionário na Síria e, iniciado em 1958, manteve um ministério de rádio e literatura por 36 anos para o mundo árabe. O artigo é tradução do original em inglês, intitulado The correspondence of John Calvin, inscrito por Madany como trabalho de conclusão de Curso de História da Igreja durante o ano acadêmico de 1951-1952, pelo Reformed Presbyterian Theological Seminary Pittsburgh, Pennsylvania. Disponível em: http://www.unashamedofthegospel.org/correspondence_john_calvi.cfm. Acesso em: 25 de jul. 2021. [Tradução: Calvino21].

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