Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

✢ SOBRE EDIFICAÇÃO E CONTROVÉRSIA



“Tudo o que não edifica deve ser rejeitado, ainda que não tenha outro defeito; e tudo o que só serve para suscitar controvérsia deve ser duplamente condenado” João Calvino, Comentário as Cartas Pastorais

O Cristianismo padece devido a ausência de zelo por aqueles que o professa. O nome de Cristo é aviltado devido a profissão de fé de boca e a negação da fé de coração. João Calvino ressalta a máximo bíblica para todo o comportamento do cristão. Ele não herdou um ensino bíblico que sugere que se evitem os pecados capitais e conviva com os demais. A santificação engloba a vida toda e todos os seus aspectos. A obediência tem como divisa a máxima bíblica: quem peca contra um mandamento, atenta contra os demais!
Veja que Calvino conduz-nos a duas tomadas de consciência: quanto ao valor da edificação e quanto ao mal das controvérsias.
Para o discípulo de Cristo, a busca da edificação é tudo. Edificar-se significa firmar-se na verdade de Deus e na submissão em seu nome através da fé em Jesus. A edificação é algo que acontece através da prática da vida. Toda prática tem como questão fundamental a edificação, pois ela deve ser a causa de toda boa obra. Para cada prática é necessário perguntar se isso vai me tornar mais firme na graça e na soberania de Deus em Cristo. O que não edifica não é somente perda de tempo ou trabalho inútil, mas decisão de não se edificar no Senhor e na força de seu poder. Calvino é tão zeloso nesse quesito que chega a afirmar que uma prática que tem como único defeito o fato de não edificar deve ser rejeitado. Não existe ausência de defeito onde não impera a edificação! Ora, por qual motivo o cristão perderia seu tempo e investiria seus esforços em algo vazio de espiritualidade e devoção a Deus? Crente é aquele que vive para Deus e tudo o que faz se destina à sua glória e a edificação de sua vida na Rocha de Israel.
Numa época em que os cristãos sentem-se fascinados pela controvérsia, a palavra de João Calvino é norteadora e necessária. A controvérsia pode ter até aspecto de defensora da verdade. Esquecem, todavia, que a verdade não é exaltada através do amor a controvérsia pela controvérsia. A arena que armam para disputarem em prol da verdade é um terrível engano. Ninguém pode com a verdade senão pela verdade. A característica principal da verdade é que ela não é contensiosa. Todo instrumental que equipa e favorece a realização de controvérsias deve receber nossa dupla condenação: não apoiar, não divulgar, não se solidarizar e não rivalizar! Se Deus é o mesmo, o Espírito é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o mesmo é o que corpo que funciona ajustado para a glória de Deus não se pode tomar outra atitude contra a controvérsia, pois ela atenta contra a unidade da fé e da fraternidade cristã.
Quando o coração encontra-se disposto a servir a Deus em completo amor, até meia palavra basta. Se não edifica tenho a justificativa para não provar, nem tocar e nem manusear. Se promove a controvérsia, tenho o dever de levar ao tribunal de minha consciência esse mal para receber sua devida condenação.
Com edificação e livres de controvérsias, o cristão tem pela frente a oportunidade de viver sua fé de forma a transformar seu viver no meio de testemunhar o amor de Deus e de promover a paz com todos.
Tudo posso, mas nem tudo me edifica, logo nem tudo prático! Onde a controvérsia assume o lugar do falar uns aos outros com salmos, a língua tornou-se instrumento do mal! Sejam esses dois princípios norteadores em nossa vida da fé e prática. - Rev. Lucas Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas