Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

EVANGELHO: DOUTRINA DE VIDA



“Porque o evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida.”João Calvino, As Institutas.

Fala-se muito em levar a Igreja de volta ao Evangelho. É desconcertante perceber que para muitos essa volta ao Evangelho significa afirmação de determinado sistema de crença. Agem assim. Uma vez decidida em uma comissão e vencida a guerra da hermenêutica, descansam sobre o documento da crença formulada. Daí, voltam para suas casas como que com o dever cumprido até a próxima luta por levar de volta a Igreja ao Evangelho.
O evangelho é uma doutrina. Isto significa que ele é norma de fé e prática que convém sistematizar para melhor compreensão e divulgação. Não se tem dúvida do valor da doutrina. A questão é que, conforme ressalta Calvino, o evangelho não é uma doutrina de língua. Evangelho que é bonito apenas no documento e padece de pleno envolvimento com a dimensão do discipulado, evangelização e comunhão cristã é estranho para os herdeiros da vocação cristã.
Já conheci muitos mestres de “doutrina de língua”. Eles se levantam como o último baluarte da fé cristã e promovem embates em favor de uma ênfase. Sentem-se escolhidos para tal batalha e “conservador” da última fragrância da verdadeira fé. Todavia, se esquecem que o evangelho é doutrina de vida. Os mestres que defendiam a fé na igreja antiga não somente eram revestidos de piedade, mas plenamente possuidores do evangelho na vida de forma a pastorear as ovelhas do Senhor mantendo o olhar vigilante nos lobos, e não as abandonando desprotegidas numa busca doentia de eliminar todos os lobos. Os mestres que defendiam a fé na igreja antiga transformavam o saber em devoção e a devoção em saber. Sua defesa e escritos perpetuaram-se como verdade dentro da dinâmica da fé cristã, pois sua doutrina não era de língua. Eles traziam no intelecto a força de seu coração, e no coração a força de seu intelecto. De forma que foram mestres porque ensinavam ao povo a doutrina que eles mesmos viviam: o evangelho. O próprio João Calvino é um exemplo. Ele usou sua intelectualidade para aprofundar a piedade (é bom lembrar que a palavra piedade para Calvino é muito cara, e sua prática é um tesouro!). Na defesa do santo tesouro, ele mais e mais se envolvia com a igreja e a ela devotava seu melhor: a fiel exposição da doutrina da vida – o Evangelho. Mas não somente expõe. Calvino vive cada pregação, vive cada comunhão, vive cada doutrina, vive toda a piedade! Ele é mestre e aprendiz. Aprende na Escola do Espírito – a Bíblia, e ensina na Escola de Cristo – a Igreja.
É chegado o tempo dos mestres e dos discípulos se converterem ao evangelho como experiência doutrinária de vida. Não adianta tanta propaganda cristã, sem a luz da vida que, através da fé em Cristo, produz boas obras para a glória de Deus.
No último dia dirão a Jesus: “Mas nós pregamos o teu nome (através do evangelho doutrina de língua)”. E Jesus dirá: “Apartai de mim!” Cristianismo de boca não tem a aprovação de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas