Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

A EXIGÊNCIA DE DEUS À SUA AÇÃO DE SOCORRO


“Seja qual for a maneira em que Deus se agrada em socorrer-nos, ele não exige nada mais de nós senão que sejamos agradecidos pelo socorro e o guardemos na memória.” João Calvino, O Livro dos Salmos. 

Deus socorre aos seus crentes. Os meios para estabelecer seu socorro são diversos. Ele até faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que o amam. O relacionamento de Deus com os seus crentes é através de sua graça. A graça de Deus se revela ao oferecer favor sem pedir algo em troca ou levar em conta o mérito humano. O maior erro que o crente pode cometer, no que diz respeito ao seu relacionamento com Deus, é considerar que a ajuda de Deus se dá numa relação de troca. Nada mais fere a disposição amorosa de Deus do que esse pensamento. Um pedido realizado com esse sentimento é ofensa a Deus e seu amor!
É incalculável a diversidade de meios e maneira de Deus socorrer o crente. Em todas elas, somente é possível porque Deus se agrada em fazê-las. Não tem como forçar a Deus se agradar do que não o agrada. Deus se agrada em socorrer os seus e usa de diversos modos e meios. É do agrado de Deus socorrer os seus!
O que Deus exige do crente quando o favorece através do pronto socorro? Como a ação de socorro ao crente é conforme o seu agrado, logo é conforme a sua graça. Deus não socorre o crente para ter, depois, motivo de lhe impor algo que não teria como fazer sem o seu socorro. Quando Deus nos ajuda em nossas privações, como nos indica João Calvino, ele apenas exige que:
1. Sejamos agradecidos pelo socorro – A gratidão é uma atitude que nasce de um coração que reconhece o favor de outro. Ela é ação imediata que envolve emoções e consciência. Na gratidão, o orgulho é ferido de morte;
2. Guardemos na memória o socorro – Uma das consequências imediata da gratidão é que ela induz à boa memória. A pessoa causadora da ajuda será sempre bem lembrada. Os feitos de Deus não devem ser esquecidos e nem sua ação de socorro para conosco. Quando mantemos na memória o feito do socorro divino para conosco, somos levados à confiança constante, pois será lembrado de como Deus age, como ele favorece e socorre. A gratidão conduz à memória. E a memória conduz à gratidão. É próprio da ingratidão o esquecimento!
Veja que a exigência de Deus se limita apenas a gratidão e a memória quanto ao socorro recebido. É possível que se queira demonstrar de várias maneiras a gratidão pelo socorro, mas jamais devemos substituir a gratidão por práticas religiosas não nascidas e vinculadas a gratidão. Também não devemos impor a nós um fardo que o Senhor não colocou diante de seu socorro bem presente nas horas de nossas tribulações. Deus não exige nada mais! Não exija também de si e nem dos outros.
Para terminar, é necessário enfatizar que Deus exige e não, em si, espera. Estamos diante de um mandamento de Deus e não diante de uma necessidade divina. Para o cristão, é um imperativo ser grato a Deus e lembrado de seus feitos de socorro. Contudo, essa não é uma condição para se receber o socorro de Deus. Ele não socorre porque agradecemos, mas porque é do seu agrado assim agir. É pura bondade divina!
Sem gratidão e devida memória, os feitos de socorro de Deus em nossa vida cumprirá a vontade de Deus, mas deixará de ser fonte de alegria, consolo e renovação. Agradeça a Deus seus favores e não se esqueça de nenhum dos seus benefícios!

Comentários

Postagens mais visitadas