Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

O PERIGO DA BUSCA POR VANGLORIA


Às vezes sucede que aqueles que desejam ser considerados como os mais zelosos pela lei comprovam, mediante sua maneira de viver, ser seus principais transgressores” – João Calvino, Comentário às Cartas Pastorais.

O adágio popular já preconiza: “Tudo de mais é veneno!” Esse adágio é usado para deter os exageros advindos de impulsos carnais e desprovidos de sã consciência.
Calvino não coloca em suspeita os mais zelosos pela lei de Deus. A busca pelo zelo à lei do Senhor é sempre um empenho bendito. Os mais zelosos devem receber devido reconhecimento e não suspeita. E como são mais zelosos, o devido reconhecimento não deve produzir vangloria neles!
O que João Calvino tenta mostrar é que, não em toda situação, mas apenas às vezes, a transgressão à lei do Senhor tem como motivadores os que desejam ser considerados “os tais” em zelo. Atentem bem onde se encontra o erro. Eles desejam ser considerados e não apenas desejam.
Viver a lei do Senhor com zelo é somente para quem tem um sincero desejo e busca. O fim de seu desejo é o zelo pela lei do Senhor e não a vangloria. Quando assim o crente procede, ele se torna um dos principais observadores da vontade de Deus. Não se pode dizer o mesmo daqueles que apenas desejam ser considerados. Esses buscam a glória através da vangloria, buscam reconhecimento através do desconhecimento, e o zelo através do simples desejo.
A maneira de viver o verdadeiro zelo pela lei do Senhor é conhecida. Ela abomina transgredir a lei divina e usurpar o que é devido somente a Deus: a glória e o louvor. Por mais que alguém tente se esconder através do desejo de ser o mais zeloso, a sua maneira de viver haverá de comprovar quem ele realmente é. Os frutos revelam a árvore!
Não devemos esquecer que Calvino pontua que somente às vezes sucede. É possível alguém, em nome da vanglória, tornar-se zeloso para apenas alimentar seu egoísmo. Ele pode esconder de todos essa realidade. Não poderá, contudo, esconder de Deus. O zelo à lei do Senhor com motivação errada é o mesmo que negligenciar a mesma lei! Quem serve a Deus com motivação errada perde a oportunidade de o servir corretamente e por Deus ser abençoado.
No tempo de Jesus, os fariseus haviam desenvolvido um zelo que excluía a misericórdia, a justiça e a fé (Mt. 23.23). Buscavam o zelo à lei para receber o reconhecimento das pessoas e serem tidos como espirituais. Jesus os reprovou severamente! O nosso viver revela quem somos. Falar é fácil, fazer é difícil!
Ter zelo significa manter algo sobre cuidado permanente para que ele não sofra deterioração. E mais: é cuidar de algo por considerá-lo original e de uma beleza e valor que se pretende manter. Isto pode fazer com que se pense que ter zelo à lei é fazer com o que o outro a pratique ou seja julgado por não a praticar. Até parece que ter zelo é somente zelar, isto é, fazer os outros cumprirem a lei. Engano! O zelo começa com a prática. Muitos arrogam o título de zelosos pela lei devido a sua implacável luta contra o mal no outro. Deus não toma como inocente aquele que luta para que o outro cumpra o mandamento que ele mesmo não cumpre. Essa luta não será creditada! É puro farisaísmo!
É tempo dos filhos de Deus serem zelosos. No zelo não podemos ser remissos, descuidosos. A ferrugem pode corroer facilmente! É tempo de afirmar nosso fervor a Deus.
Os mais zelosos devem ser também os mais praticantes! O zelo é justificado pelo viver. De nada adiante a pessoa zelosa da lei sem vida com Deus! É o cúmulo da hipocrisia!

Comentários

Postagens mais visitadas