Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

OLHOS EM JESUS E RESTAURAÇÃO DA DOUTRINA

Espiritualidade Calviniana

Não há nada que Satanás mais tente fazer do que levantar névoas para obscurecer Cristo; pois ele sabe que dessa forma o caminho está aberto para todo tipo de falsidade. Assim, o único meio de manter e também restaurar a doutrina pura e colocar Cristo diante de nossos olhos, exatamente como ele é, com todas as Suas bênçãos, para que Seu poder possa ser verdadeiramente percebido”. – João Calvino, Institutas da Religião Cristã.

O farol lança sua luz na escuridão. No mar o capitão tenta olhar pela intensa neblina. Tudo depende da luz emitida pelo farol. O coração do capitão está apreensivo. Poderá o farol romper a densa neblina e guiá-lo até o ponto seguro?
Jesus Cristo é a nossa luz. O sol que brilha sem cessar e clareia o universo com o encanto da glória de Deus. Não é por acaso que João, em seu Evangelho, exalta ao Senhor Jesus como vida que é “luz dos homens” (Jo. 1.4); e como luz que resplandece nas trevas e sobre ela prevalece (Jo. 1.5). O Apóstolo intensifica seu testemunho e diz que viu “a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo. 1.14). Sim, Jesus Cristo é a luz do Pai! Ele dá testemunho de si mesmo afirmado ser a “luz do mundo” e que quem o “segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo. 8.12).
Diante dessa abençoadora realidade, é revelador o esclarecimento de João Calvino. Considerando com a Palavra, que Cristo é nossa luz e o Evangelho o nosso farol que torna visível ao crente o porto seguro das promessas de Deus, não é possível imaginar outra missão do diabo senão “levantar névoas para obscurecer a Cristo”. Perceba que João Calvino não diz que ele cega totalmente a visão do crente em relação a pessoa de Cristo. Isso o diabo faz com os descrentes! Sua obra maligna é embaçar a visão do crente levando-o a ver homens como árvores (Mc. 8.22), heresia como verdadeira doutrina e “chifre” do diabo como dedo de Deus. No ambiente sem nitidez da glória de Cristo, a falsidade faz morada! Para Calvino, esse é o caminho “para todo o tipo de falsidade”. É urgente que cada cristão reveja seu andar. É possível que se tenha andado por caminho que obscurece a glória de Cristo de forma a não se ter a mesma visão que João tinha: do Cristo “cheio de graça e de verdade” (Jo. 1.14).
Não podemos perder de vista tão grande luz de salvação e graça que é Jesus. É possível que as tempestades da vida e os ventos de doutrinas, que o inimigo usa para tornar confusa a fase de Cristo, obscureçam nossa visão a ponto de ver Jesus e pensar que seja um fantasma andando sobre as águas como fez os discípulos (Mc. 6.49).
Para Calvino, existe somente um antídoto contra essa obra maligna que visa falsificar a fase de Cristo através da falsa doutrina: colocar Cristo diante de nossos olhos. Segundo ele, Cristo será percebido em seu verdadeiro poder apenas quando temos a visão dele como ele é e de todas as suas bênçãos. Se Cristo não é soberano em nossa doutrina, ela é falsa e produz um falso cristo. Se todas as bênçãos de Cristo não são reveladas em nossa doutrina, é porque o inimigo plantou fermento na massa doutrinária!
Cristianismo é Jesus Cristo: fundamento, doutrina e esperança. Calvino nos revela através de sua declaração a postura apostólica: “...o que temos visto... anunciamos também a vos outros” (1Jo. 1.14). A manutenção e restauração da doutrina é uma questão de afirmar o poder de Cristo e de todas as suas bênçãos. Isso significa não perdê-lo de vista!
O diabo é vencido em sua artimanha quando observamos a doutrina dos apóstolos para afirmar a soberania do Senhor Jesus em tudo e para vivenciar sua graça maravilhosa de nos visitar com toda sorte de bênção. Perceber Jesus como fez o apóstolo João e viver a doutrina dos apóstolos como Evangelho que mostra Cristo e o revela, na escuridão das trevas do pecado e da morte aos pecadores, é o caminho que seguiremos.

Rev. Lucas Guimarães

* * *
"A manutenção e restauração da doutrina é uma questão de afirmar o poder de Cristo e de todas as suas bênçãos".

* * *

Comentários

Postagens mais visitadas