Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

✢ CALVINO E A SÉRIE DE TIRAS DE CALVIN E HOBBES

J. A. Lucas Guimarães *

O nome de “Calvin” da série de tiras Calvin e Hobbes – criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson, iniciada em 18 de novembro de 1985 – teve sua inspiração no reformador protestante do século XVI, João Calvino. Considerado um dos principais líderes da Reforma Protestante, tendo atuado como pastor na cidade de Genebra na Suíça, Calvino escreveu sobre a depravação total do ser humano, ou seja, que o ser humano está naturalmente inclinado ao mal e sobre a predestinação – temas que vez por outra são abordados no roteiro das imaginações e pensamentos de Calvin.

O companheiro de Calvin é Hobbes (Haroldo, no Brasil) é outra homenagem, dessa vez a Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII, autor da famosa máxima: “O homem é o lobo do homem”, ou seja, cada pessoa é o predador de seu próximo.

Vale lembrar que Calvin é um garoto de seis anos de idade e pleno de personalidade. Ao lado de seu companheiro Hobbes, um tigre de pelúcia inteligente e sarcástico, considerado como tão vivo como qualquer amigo real. De acordo com determinadas interpretações, as fantasias mirabolantes de Calvin podem refletir a busca de fugir da crueldade do mundo moderno e espaço para refletir sobre a natureza humana.

Em 31 de dezembro de 1995, foi publicada a última tira inédita.

__________________

* J. A. Lucas Guimarães é o organizador do Projeto Calvino21 e pastor presbiteriano.

Comentários

Postagens mais visitadas