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✢ SERVETUS APOIA CALVINO EM JORNAL
J. A. Lucas Guimarães *
Faz parte de minha rotina de historiador folhear os antigos jornais em formato digital, disponibilizados no Brasil, principalmente, pela Biblioteca Nacional através de sua plataforma: memoria.bn.br. Entre os achados que interessam ao Blog Calvino21, pelo conteúdo sobre João Calvino, é uma resposta ao artigo do reverendo Vicente Themudo Lessa de um leitor. Chama a atenção o fato dele assinar o texto como Servetus, um dos envolvidos no assunto de sua resposta, que foi publicado no Pacotilha (Jornal da Tarde), com sede no Maranhão, em edição nº 278, de 23/11/1907. Segue extrato do texto publicado e transcrição:
Portanto, se Miguel Serveto [em latim, Servetus] no século XVI não concordava em nada com João Calvino, o Servetus teleportado pelo leitor ao início do século XX, ao contrário, mediava seu apoio às ideias do articulista em sua defesa da ausência de maquinação calviniana na condenação de sua morte à fogueira. Por certo, o que houve foi a fabricação de arrogância em molde de orgulho pelo réu, de modo a resultar em produção de beligerante e danada inclinação à propaganda de questionamentos às pétreas temáticas da doutrina cristã. Na época, elas se encontravam sob proteção de penalidades centenárias, dadas por jurisprudências acatadas nos reinos cristãos sob juramentos e observadas na totalidade de suas províncias. Serveto poderia ter continuado suas notáveis pesquisas no ofício da medicina. Em fuga de executa de sentença pelo mesmo motivo que o condenou à morte, refugia-se em Genebra, a cidade refúgio aos perseguidos por professarem a sã ortodoxia da pregação protestante. Ela é refúgio para renovo e começo, sob proteção da irmandade de uma sociedade cristã protestante. Não era refúgio à suspensão de qualquer sentença ao delituoso, pois dela muitos foram exilados, dada à execução dessa sentença penal. Era cidade refúgio e não de refugo. Não era abrigo para fora da lei à lei de fora e nem para justiceiros, mas aos injustiçados, sob risco de morte pela perseguição por professarem a fé somente em Cristo, base da pregação reformada.
Para alguns, Serveto poderia figurar como padroeiro da liberdade de expressão em virtude de seu martírio no uso dela. No entanto, o posicionamento dele não pode ser qualificado como busca de liberdade de expressão. Ele empreende a defesa de um tratado teórico, nos moldes usados na época, com vista à comprovação e superação do pensamento vigente, vencido o embate teórico. Portanto, a obra de Serveto não resulta da busca pela liberdade de expressão. Ela é uma elaboração teórica de denúncia da falácia da doutrina cristã, em destaque através dos escritos de Calvino, e apresentação formal de substitutivo. Diferentemente dos reformadores, que atuaram no campo da hermenêutica (doutrina correta, mas interpretação errônea), ele caminha no espaço da dogmática (falsa doutrina, devido a concepção errada de conceitos).
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