Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

A FÉ VERDADEIRA



A fé verdadeira é aquela que ouve a Palavra de Deus e descansa em Sua promessa.João Calvino, Exposição de Hebreus.

O Apóstolo Paulo chamou os cristãos da cidade de Corinto para um exame e prova por demais necessários. Ele convoca a igreja de Corinto a examinar se ela está na fé e a provar a si mesma quanto a essa condição (2Co. 13.5). O objetivo de Paulo era levar a igreja a evitar o pior dos enganos: aquele que diz respeito a ilusão de uma fé que parece verdadeira, mas não é.
A fé não pode ser uma presunção humana e nem apenas uma crença destituída de uma espiritualidade transformadora. Devemos atentar para o fato de que constantemente somos levados a examinar e tentar provar se o outro se encontra na fé. Paulo aponta para um exame e prova que a pessoa deve realizar para si mesma e não lança julgamento sobre o outro.
Como examinar e provar a si mesmo se estar na fé se não souber que fé é essa? Ora, Paulo está falando da fé verdadeira. Nisso, João Calvino nos ajuda. Para ele, a fé verdadeira revela-se em duas atitudes.
A primeira atitude é que ela ouve a Palavra de Deus. Fé, então, num primeiro momento é audição da Palavra de Deus. É bíblica a declaração de que a fé vem pelo ouvir (Rm. 10.17). Se em mim existe a necessidade da audição da Palavra de Deus como encontro real e transformador com a voz de Deus que me faz obediente, temente e reverente, é certo que em mim se encontra a fé verdadeira. Não devemos confundir os momentos em que a Palavra cai em nosso coração e encontra espinhos e pedras. Nesse caso, estamos diante de provações e tentações que tentam nos afastar da voz do Pastor.
É estranho quando substituímos o apego à Palavra, como voz de Deus para nos conduzir no caminho, e buscamos mediações diversas. Devemos lembrar que toda prática de devoção cristã tem sua validade porque foi ordenada ao cristão pela Palavra. Calvino nos leva a perceber que a prática da oração é uma inspiração da fé. A oração ou o jejum não é a fé. É o resultado da obediência à Palavra nascida da audição da fé. É temerário que se tenha transformado a oração ou o jejum em ato meritório da fé. A oração pela oração ou o jejum pelo jejum é forjar uma devoção vazia de seu conteúdo: a fé.
A segunda atitude é de descanso nas promessas de Deus. A Palavra que é ouvida nos comunica as promessas de Deus para nossa vida. A impaciência e o desassossego ocorrem devido a incerteza quanto as garantias advindas da fé na providência divina. Quem não ouve a Palavra, não somente revela que não se encontra na fé verdadeira, mas se coloca num posição de completa alienação das promessas de Deus.
As promessas de Deus traz descanso ao crente. Ele sabe que Deus é fiel e justo para manter sua Palavra e garantir sua herança em Cristo. Quem se encontra na fé verdadeira, sabe que o tempo estar ao seu favor. A demora é vista não como perda de tempo, mas como tempo que se ganha. Abraão esperou em torno de uns 25 anos pelo nascimento de seu filho prometido. Esse tempo não foi perdido, pois Isaque se tornou, finalmente, num sinal do triunfo da promessa de Deus e garantia o ideal é esperar no Senhor com descanso no coração e não com ansiedade.
Para quem tem fé verdadeira, a Palavra é a doce voz do Pastor que anuncia as boas-novas de amor, providência e salvação, e as promessas reveladas pela voz do Pastor são as campinas com seus pastos verdejantes e águas de descanso ao coração crente.
Essa é a estatura da verdadeira fé. Ela segue esse caminho! A fé verdadeira assume essa grandeza: de ouvir a Palavra e descansar nas promessas de Deus. Essa fé é inconfundível! O crente pode discerni-la em seu coração e louvar a Deus por tão grande bem que ele fez ao lhe dar a Palavra e suas promessas para que sua fé, sobre esse firme fundamento, não se abale, não seja reprovada e nem iludida.

Comentários

Postagens mais visitadas