Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

┘ O PRINCIPAL EXERCÍCIO DA FÉ E DA ESPERANÇA ┌


J. A. Lucas Guimarães *

“Invocar a Deus é o principal exercício da fé e da esperança; e é assim que obtemos da parte de Deus todas as bênçãos.” — João Calvino, Comentário à Carta aos Efésios.

Aquele que se encontra iluminado pelo Espírito Santo para compreender a Palavra e a dinâmica da vida piedosa – que é vida reverente associada ao amor de Deus que nos conduz a conhecer os benefícios desse amor – anseia por desenvolver práticas que condizem com sua profissão de fé e testemunho cristão.

A dificuldade, em todas as áreas da vida – e na espiritualidade não é diferente, é discernir o que é principal e secundário. Ambos têm sua importância, mas não no mesmo grau, validade e resultado. O coração enganoso humano, em busca de satisfazer sua vontade, tende a enfatizar o secundário. Qual a razão disso? É que o principal requer desprendimento, disciplina e perseverança.

Leia também: João Calvino e os hábitos de santidade - I

O secundário é complemento. Quando ele ocupa o espaço do principal, estar-se tomando um atalho perigoso. Imagine a seguinte possibilidade. Alguém, em uma construção, colocar os tijolos no lugar das colunas. É certo que a construção não terá a devida segurança e nem estará preparada para os abalos que vierem sobre ela. Uma vida construída a partir do secundário, não será capaz de suportar as tempestades da vida!

João Calvino entende que a fé produz intensamente, bem como a esperança. Poderíamos aqui enumerar uma grande quantidade de feitos da fé e da esperança, e até mesmo da ação conjunta dessas duas virtudes teologais. Todos os feitos necessários e todos os exercícios advindos delas sãos proveitosos para a edificação do crente em Jesus. A grandeza da fé e da esperança é que elas jamais produzem ervas daninhas na lavoura de Deus!

Calvino, contudo, destaca que o principal exercício da fé e da esperança é a invocação a Deus. Veja que ele não coloca a invocação a Deus ao lado de nenhum outro exercício que a fé e a esperança possa praticar. Invocar a Deus é o principal!

Nisso, somos levados a pensar quão valiosa é a fé e a esperança ao crente em Jesus. Quando a fé exercita-se, nasce a oração a Deus. Quando a esperança se movimenta, ecoa no céu uma invocação a Deus. A fé e a esperança abre a boca do crente em Jesus para falar com Deus. Isto ele faz não como simples tagarelar de lábios, mas como um chamado ao Senhor para adentrar nas suas necessidades e carências.

A invocação é atitude de reconhecimento do senhorio de Deus sobre a vida do suplicante e adorador. Toda oração inicia-se com uma invocação. Ela é o grito da alma que anseio pelo olhar misericordioso de Deus e por ver seus ouvidos atentos às suas súplicas.

Se a invocação é o principal exercício da fé e da esperança, aquele que diz ter fé e esperança em Deus e não vive intensamente a invocação ao Senhor deve sofrer de dois problemas. Ou não tem fé e esperança em Deus ou sua fé e esperança apenas produz virtudes secundárias. Porém, uma questão é possível levantar. Calvino quando coloca a invocação como exercício principal da fé e da esperança, intensifica a questão de forma a não deixar dúvida. Quanto ao exercício da fé e da esperança, ele produz primeiramente a invocação a Deus, e as demais coisas brotarão da vida que invoca ao Senhor dos céus. Assim, não se deve esperar que uma vida que não invoque a Deus tenha fé e esperança. Logo, o problema é único. Quem não invoca a Deus, não crê no Senhor e nem espera nele.

O caminho para as bênçãos de Deus passa pela invocação ao Senhor. A fé e a esperança produz a invocação. E a invocação ao Senhor nos coloca dentro dos tesouros das bênçãos celestiais. Quem não invoca ao Senhor, não somente demonstra que não crê e não espera no Senhor, mas que não é abençoado por Deus. Todas as bênçãos estão disponíveis para aquele que invoca ao Senhor com fé e esperança. Não espere do Senhor bênção alguma, aquele que duvida de Deus (Tg. 1.6-7).

A nossa espiritualidade é o espaço onde a fé e a esperança realizam seus exercícios. Nessa academia, elas se tornam realizadoras da invocação ao Senhor, e colocam o crente em Jesus na condição de agraciados de todas as bênçãos de Deus. Esse é o caminho! Fé e esperança que geram a invocação, que, por sua vez, alcança as bênçãos de Deus, e que abençoa em nome de Jesus!

__________________ 

* J. A. Lucas Guimarães é o organizador do Blog Calvino21 e historiador.

Comentários

Postagens mais visitadas