Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos, foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21 , organizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, sob o título: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   ▪  Esboços de retratos calvinianos  ▪ Nela temos a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 anos de seu na...

COMENTÁRIO DE CALVINO AO LIVRO DOS SALMOS 18.6

ORAÇÃO: SEMPRE OPORTUNA À AJUDA DIVINA 

"Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos." – Salmos 18.6

  Na minha angústia...  

Foi uma prova muito evidente de fé incomum em Davi, quando estando quase mergulhado no abismo da morte elevou seu coração ao céu pela oração. Aprendamos, portanto, que tal exemplo está posto diante de nossos olhos, para que nenhuma calamidade, por maior e opressiva que seja, impeça-nos de orar ou crie aversão a ela. Foi a oração que trouxe a Davi os frutos ou efeitos maravilhosos, dos quais ele fala um pouco mais adiante. E, disso, fica ainda mais claro que sua libertação foi efetuada pelo poder de Deus.

Ao dizer que chorou, ele quer dizer, como já observamos em outro lugar, o ardor e a seriedade do afeto que ele tinha em oração. Novamente, chamando Deus de seu Deus, ele se separa dos grandes desprezadores de Deus ou hipócritas, que, quando constrangidos pela necessidade, invocam a Divina Majestade de maneira confusa e desordenada, mas não se achegam a Deus familiarmente e com um coração puro, pois nada sabem de seu favor e bondade paterna. Quando, portanto, ao nos aproximarmos de Deus, a fé vai à frente a iluminar o caminho, dando-nos a plena persuasão de que ele é nosso Pai. Então, a porta é aberta e podemos conversar com ele livremente e ele conosco. Davi, chamando Deus de seu Deus e o colocando de seu lado, também sugere que Deus se opunha aos seus inimigos. E isso serve para mostrar que ele foi movido pela verdadeira piedade e pelo temor de Deus.

Pela palavra templo, não estamos aqui a significar o santuário, como em muitos outros lugares, mas o céu. Porque a descrição que se segue imediatamente não pode ser aplicada ao santuário. Consequentemente, o sentido é que quando Davi foi rejeitado e abandonado no mundo, e todos os homens fecharam os ouvidos ao seu clamor por ajuda, Deus estendeu a mão do céu para o salvar.

Autoria  João Calvino
Comentário ao Livro dos Salmos [18.6].
Disponível em: https://www.ccel.org/study/Ps_18.
Tradução: Calvino21.

Acesse  Política|POST

Comentários

Postagens mais visitadas