Pular para o conteúdo principal

Destaques

LEITOR: LIVRO “DESENTERRANDO OS TESOUROS DE DEUS”

Os leitores encontraram um impactante tesouro literário para os conduzir a desenterrar os tesouros divinos na leitura do livro escrito por J. A. Lucas Guimarães, organizador do Blog Calvino21 , onde expõe e aprofunda os ensinos de João Calvino sobre o exercício espiritual da oração, sob o título: DESENTERRANDO OS TESOUROS DE DEUS: Os princípios da verdadeira oração ensinados por João Calvino ┐  Excelente leitura!  ┌ É um livro encorajador para quem busca viver o Reino de Deus, que já está no nosso meio.  Se você quer aprender mais das riquezas de Deus sendo confrontado, aconselho-te esse livro. Agora se você quer que seu ego seja massageado aconselho-te a não adquirir esse livro. Welington Marques da Silva Cliente da Amazon  à aquisição e leitura  do livro. Princípios para uma profunda e verdadeira oração à luz das Escrituras Sagradas! Neste pequeno livro, o autor capturou com maestria e vivacidade os ensinamentos e a visão do grande reformador João Calvino s...

CALVINO EM MEDALHA: 400 ANOS DO SISTEMA ESCOLAR GENEBRINO

▪ ▪ ▪   J. A. Lucas Guimarães

 C hamada de numismática, a arte da cunhagem de moeda e medalha é uma riqueza cultural e artística, que desde a antiguidade tem contribuído significativamente com a preservação da memória histórica de muitos países. Com gravação em homenagem à memória póstuma, comemoração de fato histórico, realização de evento importante e celebração religiosa, encontra uma verdadeira legião de apreciadores no século XXI, dentre os colecionadores ou numismáticos. O reformador protestante João Calvino (1509-1564) é um dos principais vulto histórico com representação numismática da história, como é possível observar na catalogação compilada por Robert J. King, Ryan K. Noppen e Darrin R. Brooker, intitulada "The Engraved Calvin – A Compendium of Medals Commemorating the life and works of John Calvin" (2013).

No afã de disponibilizar essa riqueza numismática calviniana, o Calvino21 tem empreendido pesquisa e montado uma verdadeira exposição através de publicações de postagens. Em mais uma exposição numismática tem-se uma belíssima peça representativa a um momento importantíssimo ao futuro da cidade de Genebra moderna, após a adoção da Reforma como religião da cidade em 21/5/1536, juntamente com o decreto da obrigatoriedade à educação pública: os 400 anos do sistema escolar de Genebra (1559-1959), idealizado por João Calvino (1509-1564), jurista, reformador protestante e pastor da cidade.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪ 
 MEDALHA COMEMORATIVA 
4º CENTENÁRIO – SISTEMA ESCOLAR GENEBRINO 
 ANVERSO 
 Retrato 
JOÃO CALVINO
 Descrição 
Medalha de bronze, cunhada em comemorativa ao 4º Centenário do educacional de Genebra, gravada com o busto de João Calvino, fundador do Collége de Genève, com fase voltada à direita e sem legenda.
▪ ▪ ▪ ▪ ▪ 
 VERSO 
 Legenda 
LUX SCHOLAE GENEVENSIS
1559-1959
 Descrição 
No centro, o brasão da cidade de Genebra, o Sol radiante com monograma de Cristo, sem a legenda "Post tenebras lux". A circundar o brasão a legenda com descrição da homenagem. Um destalhe significativo pode-se observar. Na legenda, a palavra lativa "lux" antecede o nome do Colégio. É possível pensar que, como o lema da cidade é "Post tenebras lux" – "Após as trevas, luz", o Colégio faz parte dessa luz posterior.
▪ ▪ ▪ ▪ ▪ 

Fundado por João Calvino e inaugurado em novembro de 1558, Collège de Genève foi oficialmente dedicado em solenidade na Catedral de Saint-Pierre, em 5/6/1559, na presença de todo o Conselho, dos ministros e de seiscentos estudantes. Sob a invocação da bênção de Deus sobre a instituição por Calvino, foi declarada como dedicada para sempre à ciência e à religião. Na ocasião, Michael Roset, o Secretário de Estado, leu a Confissão de Fé e os estatutos, pelos quais a instituição seria guiada, intitulado L'Ordre establi au Collège de Genève ou Leges Academiae Genevensis, em latim. Elaborado por João Calvino e aprovado em 29/5/1559, foi promulgado na mencionada solenidade. Esse documento era, também, destinado à Universidade, que teve como primeiro reitor Teodoro de Beza, o sucessor de Calvino em Genebra. Por cerca de três séculos, as diretrizes desse documento governaram à educação genebrina, sob a base das humanidades clássicas.

Desde o ano de 1969, o Collège de Genève, é chamado de Calvin Collège, em homenagem ao fundador.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪ 
J. A. Lucas Guimarães  Mestre em Ciências da Religião (UPM/SP), teólogo-pastor presbiteriano, historiador-docente (SEDUC/SP) e jornalista-escritor, responsável pelo Blog Calvino21 e editor da Série de livros Calvino21.

Comentários

Postagens mais visitadas