Destaques
- Gerar link
- Outros aplicativos
✢ LUGARES ONDE CALVINO VIVEU
A História é resultado da dinâmica de três elementos que assistem à ação humana como acontecimento – tempo, espaço e memória, que agem como a areia do tempo: escorre e se esvai, sem que nosso desejo se impusesse e a limite de se tornar passado. E se pretende juntar seus grãos em busca de reconstruir o ontem no hoje e aplacar o saudosismo do velho ontem que não volta num mais. No entanto, somente se terá vestígios: grãos da areia do tempo que não conseguiu se esvair como nebrina ao sol e padecerá da lentidão própria do que é vestígio: parte do todo, que jamais conhecerá.
Quando empreendemos esforços para tornar João Calvino conhecido no século XXI e compreendê-lo dentro do universo cultural do século XVI, deparamo-nos com feliz notícia de que ainda há vestígios de seu ambiente e dos lugares onde viveu. Prova disso, três exemplos de vestígios relacionados ao ambiente histórico de Calvino, podem ser observados a seguir:
— Noyon que o viu nascer, à sombra da catedral onde seu pai era o tesoureiro dos cônegos, e não muito longe da Abadia de Ourscamp onde sua mãe o levava todos os anos para ouvir uma missa;
— Os lugares na França onde estudou;
— Lugares de exílio, quando teve que deixar a França.
- Gerar link
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário