Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos, foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21 , organizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, sob o título: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   ▪  Esboços de retratos calvinianos  ▪ Nela temos a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 anos de seu na...

CALVINO E OS LUGARES ONDE VIVEU

A História é resultado da dinâmica de três elementos que assistem à ação humana como acontecimento: tempo, espaço e memória. Eles agem como a mitológica areia do tempo: que escorre e se esvai, sem que nosso desejo possa se impor e a impeça de se tornar passado. Caso se pretenda juntar seus grãos, em busca de reconstruir o ontem no hoje e aplacar o saudosismo à antiguidade, que não voltará jamais, somente se terá do ontem o vestígio: o grão da areia do tempo que não conseguiu se esvair como nebrina ao sol e padece da lentidão antológica própria da efemeridade de ser vestígio. Ou seja: parte do ontem-hoje (memória) e não total conhecimento ao hoje-ontem, que estará sempre sob a autopsia da arquitetura do futuro-ontem.

Quando empreendemos esforços para tornar João Calvino conhecido no século XXI e compreendê-lo dentro do universo cultural de sua época, deparamo-nos com uma feliz notícia:  que ainda existem vestígios do ambiente e dos lugares onde ele viveu. Prova disso, é a possibilidade de encontrar, inicialmente, três ambientes de vivências históricas do reformador e pastor de Genebra como fontes primárias a qualquer intento histórico-biográfico calviniano, a saber:

— A cidade de Noyon, berço do nascimento de João Calvino e lugar de sua infância à sombra da Catedral, onde seu pai era o tesoureiro dos cônegos, e não muito longe da Abadia de Ourscamp, a qual sua mãe o levava todos os anos para ouvir uma missa;
— Os ambientes de estudo na França;
— Os lugares de exílio, quando teve que deixar a França.

Seguem, a seguir, parte da coleção de documentos históricos, disponibilizados pelo Museé Protestant em Genebra, [1] que tornaram possível a escrita histórica-biográfica calviniana:

Prefeitura de Noyon.

Catedral de Noyon.

Abadia de Ouscamp.

Colégio Fortet, residência de Calvino, em Paris.

Casa onde Calvino viveu por volta de 1530 em Orléans

Basileia: catedral e Pfalz

Cátedra de Calvino

Casa de Calvino no inverno perto de Wy (Seine et Oise)

Estrasburgo, Igreja de São Tomás

Genebra em 1602

Estrasburgo: casas que datam do século XVI

Genebra: casa da catedral
 
Genebra: portões na parte inferior

Trajes de Genebra

Trajes de Genebra

Catedral de São Pedro em Genebra.

Medalha J. Calvino: Noyon 1509-1564 – “Soli deo gloria”.

Autoria | J. A. Lucas Guimarães
Mestre em Ciências da Religião (UPM/SP), licenciado em História e organizador do Calvino21, Blog e Série de livros.

____________________ 

[1] Museé Protestant. Disponível em: https://museeprotestant.org/notice/les-lieux-ou-vecut-calvin/?parc=53232.
Acesse  Política|POST

Comentários

Postagens mais visitadas