Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
CALVINO E OS LUGARES ONDE VIVEU

┐♥┌
A História é resultado da dinâmica de três elementos que assistem à ação humana como acontecimento: tempo, espaço e memória. Eles agem como a mitológica areia do tempo: que escorre e se esvai, sem que nosso desejo possa se impor e a impeça de se tornar passado. Caso se pretenda juntar seus grãos, em busca de reconstruir o ontem no hoje e aplacar o saudosismo à antiguidade, que não voltará jamais, somente se terá do ontem o vestígio: o grão da areia do tempo que não conseguiu se esvair como nebrina ao sol e padece da lentidão antológica própria da efemeridade de ser vestígio. Ou seja: parte do ontem-hoje (memória) e não total conhecimento ao hoje-ontem, que estará sempre sob a autopsia da arquitetura do futuro-ontem.
Quando empreendemos esforços para tornar João Calvino conhecido no século XXI e compreendê-lo dentro do universo cultural de sua época, deparamo-nos com uma feliz notícia: que ainda existem vestígios do ambiente e dos lugares onde ele viveu. Prova disso, é a possibilidade de encontrar, inicialmente, três ambientes de vivências históricas do reformador e pastor de Genebra como fontes primárias a qualquer intento histórico-biográfico calviniano, a saber:
Seguem, a seguir, parte da coleção de documentos históricos, disponibilizados pelo Museé Protestant em Genebra, [1] que tornaram possível a escrita histórica-biográfica calviniana:

















____________________
Postagens mais visitadas
✢ CALVINO E O POLÊMICO CASO SERVETO (1553)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
✢ A MORTE DE JOÃO CALVINO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário