Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

✢ JOÃO CALVINO OU JEAN CHAUVIN

João Calvino quando tinha 53 anos de idade, em uma gravura de René Boyvin.

Leandro Alegsa *

✢ ✢ ✢

João Calvino, Jean Cauvin, também Jean Calvin em francês e John Calvin em inglês (10/07/1509–27/05/1564), foi um teólogo protestante francês durante a Reforma Protestante e foi um desenvolvedor central do sistema de teologia cristã chamado Calvinismo ou Teologia Reformada. Em Genebra, ele rejeitou a autoridade papal, estabeleceu um novo esquema de governança cívica e eclesiástica. Ele é famoso por seus ensinamentos e escritos e infame por seu papel na execução de Michael Servetus.

Calvino nasceu com o nome Jean Chauvin (ou Cauvin, em latim Calvinus) em Noyon, Picardie, França, de Gérard Cauvin e Jeanne Lefranc. Em 1523, o pai de Calvino, advogado, enviou seu filho de quatorze anos à Universidade de Paris para estudar humanidades e direito. Em 1532, ele obteve o título de Doutor em Direito, em Orléans. Em 1536, ele se estabeleceu em Genebra, Suíça. Após ser expulso da cidade, serviu como pastor em Estrasburgo de 1538 até 1541, antes de retornar a Genebra, onde viveu até sua morte em 1564.

O pensamento de Calvino

Calvino foi treinado para ser um advogado. Ele estudou com alguns dos melhores professores da Renascença na França. Alguns dos treinamentos, utilizaram métodos humanistas mais recentes para tentar compreender [interpretar], lidando diretamente com um texto. O treinamento foi importante para Calvino. Quando ele começou a crer no Evangelismo, usou estes métodos com a Bíblia. Ele usou a Bíblia para formar seus pensamentos, bem como ensinou e pregou o que acreditava que a Bíblia ensinava.

Reformadores como João Hus e Martim Lutero são vistos como pensadores originais, que iniciaram um movimento. Calvino era um grande lógico e organizou um movimento. Ele não era tanto um inovador em doutrina. Calvino conhecia muito bem os escritos dos primeiros Padres da Igreja e dos grandes estudantes medievais. Os reformadores anteriores também o influenciaram. Calvino não discordava completamente dos escolásticos da Idade Média. Ele os usou e adaptou seus pensamentos de acordo com sua compreensão da Bíblia.

Calvino está frequentemente associado com as doutrinas da predestinação e da eleição. Ele tinha ideias semelhantes às de outros reformadores magisteriais sobre essas doutrinas.

Últimos anos (1555-1564)

O poder de Calvino foi muito grande em seus últimos anos. Ele era conhecido em todo o mundo como um reformador diferente de Martinho Lutero. Principalmente, Lutero e Calvino se respeitavam mutuamente. Entretanto, Lutero e um reformador de Zurique, Ulrico Zwínglio, pensavam de maneira diferente sobre a eucaristia. Os pensamentos de Calvino a esse respeito fizeram Lutero acreditar que Calvino concordava com Zwínglio. Ao mesmo tempo, Calvino ficou triste porque os reformadores não estarem todos juntos. Ele tentou uni-los, assinando o Consenso Tigurino. Este foi um acordo entre as igrejas de Zurique e Genebra.

A maior ajuda de Calvino ao povo de língua inglesa foi dar proteção aos exilados marianos em Genebra. Ele fez isso a partir de 1555. Com a proteção da cidade, eles puderam fazer sua própria igreja reformada sob John Knox e William Whittingham. Mais tarde, eles levaram muitas das ideias de Calvino de volta à Inglaterra e à Escócia. Entretanto, Calvino estava mais interessado em tentar mudar sua pátria, a França. Ele ajudou na construção de igrejas, distribuindo literatura e oferecendo ministros. Entre 1555 e 1562, mais de uma centena de ministros foram enviados à França.

Dentro de Genebra, Calvino queria principalmente fazer uma collège, uma escola para crianças. Um lugar para construir a escola foi escolhido em 25 de março de 1558. Ela foi aberta no ano seguinte, em 5 de junho de 1559. Ela foi dividida em duas partes. Uma parte era uma escola de gramática. A escola gramatical foi chamada de colégio ou escola privada. A outra parte era uma escola avançada, chamada academie ou schola publica. Em cinco anos, havia 1.200 alunos na escola primária e 300 na escola avançada. Mais tarde, o colégio tornou-se o Collège Calvin, uma das escolas preparatórias para a faculdade de Genebra. A academia se tornou a Universidade de Genebra.

O Collège Calvin é agora uma escola preparatória para a Universidade.

No outono de 1558, Calvino ficou doente com febre. Ele tinha medo de morrer antes de terminar sua última revisão das Institutas. Por causa disso, ele se viu obrigado a trabalhar. A última edição tornou-se muito mais longa, por isso Calvino chamou-a de uma nova obra. Eram 21 capítulos da edição anterior à última. No entanto, na última, eram 80. Isto se deveu a mais detalhes no material que já estava lá: mais assuntos não foram realmente acrescentados. Pouco tempo depois de melhorar, ele esticou sua voz enquanto pregava. Isto o fez tossir violentamente e explodiu um vaso de sangue em seus pulmões. Sua saúde ficou muito pior depois disso. Ele pregou seu último sermão em St. Pierre em 6 de fevereiro de 1564. Em 25 de abril, ele fez seu testamento. Nele deixou um pouco de dinheiro para sua família e para o colégio. Alguns dias mais tarde, os ministros da igreja vieram visitá-lo. Ele morreu de septicemia. Este adeus está registrado em Discours d'adieu aux ministres. Ele se lembrou de sua vida em Genebra. Calvino morreu em 27 de maio de 1564. Ele tinha 54 anos. No dia seguinte, ele foi enterrado em uma sepultura não marcada no Cimetière de Plainpalais. As pessoas não têm certeza de onde a sepultura está exatamente. No entanto, uma pedra foi acrescentada no século XIX para marcar uma sepultura tradicionalmente pensada como sendo a de Calvino.

Túmulo tradicional de Calvin, no Cimetière de Plainpalais, em Genebra. Não sabemos onde fica a sepultura.

_________________________________

* Artigo de Leandro Alegsa, intitulado de John Calvin. Disponível em: https://pt.alegsaonline.com/art/122380. Acesso em 11/11/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas