Pular para o conteúdo principal

Destaques

✢ LANÇAMENTO: LIVRO "CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS"

  Não é sem imensa expectativa e alegria que se empreende a publicação da décima primeira obra de caráter temático calviniano da Série Calvino21 , sob autoria do Rev. J. A. Lucas Guimarães, historiador, teólogo e organizador do Calvino21 , intitulado  CALVINO, CIÊNCIA E FAKE NEWS:  a invenção da oposição calviniana à Ciência moderna na historiografia do século XIX.   Principalmente, ao considerar a singularidade do conteúdo, o nível do conhecimento alcançado e o caráter da percepção do passado envolvida, disponibilizados à leitura, reflexão e intelectualidade, caso o arbítrio do bom senso encontrado, esteja em diálogo com a coerência da boa vontade leitora. Com a convicção da pertinência da presente obra ao estabelecimento da verdade histórica sobre a postura de João Calvino (1509-1564) diante dos ensaios preparatórios no século XVI  ao início da Ciência Moderna ocorrido no século XVII,  representado por Nicolau Copérnico (1473-1543) com sua teoria do movimento da Terra ao redor do Sol

✢ CERVEJA CALVINUS: SE BEBER, NÃO PREGUE

 

J. A. Lucas Guimarães | Calvino21

✢ ✢ ✢

No CALVInoMUNDO do Blog Calvino21 o objetivo é publicar notícias, informações e curiosidades do exterior do Brasil sobre João Calvino. E algo nos chamou a atenção e resolvemos publicar para mostrar como ele é global. Porque quando o empreendedorismo, respeito ao legado calviniano e um extraordinário marketing operam providencialmente, não se pode esperar menos do que uma ideia inovadora e criativamente atrativa.

Estando os irmãos Papinot dispostos a empreender na cidade de Genebra com a inauguração de uma cervejaria, passaram à difícil tarefa de dar um nome original à cerveja, apropriado ao serviço de marketing e que agregasse a empatia dos consumidores. Os irmãos cervejeiros até chegaram a nomear o produto de sua cervejaria. No entanto, continuavam a busca, pois não estavam convencidos que ele agregaria os valores necessários ao produto.

Há 10 anos dos 500 anos do nascimento do reformador João Calvino, começa-se perceber certa exposição dele em gravuras na cidade. É nessa circunstância que Laurent Papinot, profissional da área comercial, diferente do irmão que era professor, ao vislumbrar uma gravura do reformador genebrino e fixar o olhar na identificação de seu nome em latim, ocorreu o insight de conversão à ideia de que ali nascia uma nova cerveja: a Calvinus Beer. Aliado aos conhecimentos escolares do irmão, além de usarem o rótulo com a imagem do reformador, eles expõem informações sobre a vida e ensino de Calvino, fazendo da doutrina calviniana da Providência divina em slogan do produto: Calvinus: in birae predestinas.

A frase é latina, mas o produto é poliglota. Em português, “Calvinus: à cerveja, predestinado”. Ou menos literal: “Calvinus: à essa cerveja, você está predestinado.”

Na parte detrás da garrafa, está impresso no rótulo uma história fictícia para relacionar Calvino à Calvinus Beer, a seguir:

“Pouco tempo antes de falecer em 1564, Calvino encerrou-se por longas horas em sua casa na Rue des Chanoines Street, em Genebra. Odores estranhos emanados de seu laboratório se espalharam até a base das muralhas da cidade. Dedicava-se à alquimia, prática condenada pela Inquisição. Na verdade, aplicava-se à arte de fazer cerveja! Esperava recuperar a saúde, comprometida pelo abuso por vinho de comunhão de qualidade duvidosa bebido durante os cultos diários.
Infelizmente, em um belo dia do mês de maio, uma terrível obstrução de seu ducto biliar levou ao fim prematuro de sua vida e obra. Em memória de Calvino, nós, os Irmãos Papinot, microcervejeiros em Genebra, retomamos a sua preciosa pesquisa. Depois de muitos esforços, finalmente conseguimos e a cerveja Calvinus nasceu. Uma cerveja altamente fermentada, não filtrada, feita com ingredientes tradicionais: água, trigo, cevada, lúpulo, fermento, perfumada com coentro e casca de limão.”

Em 1999, portanto, é lançada na cidade de Genebra (Suiça), pela Papinot Brothers Brewery, a cerveja que recebe o nome latino daquele que a colocou no futuro: a Calvinus Beer (a cerveja Calvino). Conforme seus produtores, o cliente terá em mãos, o que segue na declara do rótulo: Em memória de Calvino, nós, os irmãos Papinot, produzimos uma cerveja contendo água, trigo, cevada... e, acima de tudo, muita esperança.

Uma correção final. Acho que me equivoquei. A recomendação correta é: Se for beber, não dirija. E mesmo se não for dirigir, não se embriague!

Comentários

Postagens mais visitadas