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✢ PEQUENA GALERIA DE RETRATOS DE CALVINO
Observando os poucos retratos de Calvino na internet e cansados de ver sempre as mesmas gravuras do século XIX, apresentamos alguns retratos retirados principalmente de uma coleção particular, que vão convencê-lo de que a iconografia é mais rica do que os estereótipos que conhecemos dele.
Esta é apenas uma amostra das ricas coleções de retratos de João Calvino mantidas pela Biblioteca de Genebra e pelo Museu de História da Reforma, em Genebra. É com prazer que nos referimos ao trabalho de Emile Doumergue, Iconographie calvinienne, trabalho dedicado à Universidade de Genebra e seguido por dois apêndices "Catálogo de retratos gravados de Calvino", de H. Maillart-Gosse e "Inventário de medalhas sobre Calvino", por Eugène Demole, Lausanne: G. Bridel, 1909.
Aqui está, em primeiro lugar, o primeiro retrato de Calvino, por Tobias Stimmer (1539-1584), (148 x 90 mm), que vem do trabalho de Reusner, Contrafacturbuch: Ware und Lebendige Bildnussen etlicher weitberhümbten unnd Hochgelehrten Männer em Teutschland, [Estrasburgo], Bernhart Jobin, 1587. De acordo com Tobias Stimmer-Katalog (Basel, 1984), esta pintura não é realmente de Stimmer, tanto por razões estilísticas, como também porque naquela data Stimmer estava morto. Seria de seu aluno Christoph Murer (1558-1614).
Este retrato foi usado em várias outras obras, por exemplo Johann Gottfried Zeidler, Theatri eruditorum Pictura, Carmine, Historia elaborandi compendium, Centum Imagunculas doctissimorum Virorum [...] exhibens, Wittenberg, Henckel, 1690.
O retrato pintado por René Boyvin (1525? -1598?), João Calvino com cinquenta e três anos, 1562, (14 x 18,5 cm), apresenta um Calvino muito mais próximo daquele que conhecemos. O Calvino de René Boyvin é a fonte de muitos outros retratos, mais ou menos significativos, incluindo o de Wilhelm Josse de Hondt ou Jodocus Hondius (1573 - La Haye, 1611), 1599.
Outro Calvino é-nos apresentado por Pierre Cruche, no Vrais pourtraits des hommes illustres, de Teodoro Beza (1581). A mesma pintura é encontrada na página de título das Obras Completas de Calvino, de 1617.
Outra linha iconográfica vem do retrato de Calvino na capa, por Pierre Woeiriot (1532-1599), com o selo do reformador (a mão que oferece o coração a Deus) e seu lema: "Pronto e sincero". Este retrato foi retirado do Recueil des opuscules, c'est à dire, petits traictez de M. Jean Calvin: les uns reveus et corrigez sur le latin, les autres translatez nouvellement de latin en François (Genebra, Baptiste Pinereul, 1566) ou da Institutio christianae religionis (Genebra, Jean Le Preux, 1607). Também está presente em uma edição da Institution de la religion chrestienne (Genebra, François Perrin, 1566).
O retrato de Pierre Woeiriot foi, então, assumido por Jacques Granthomme (1560-?), em Heidelberg, por volta de 1600 (136 x 83 mm).
∟ OS RETRATOS INSPIRADOS NO RETRATO DA BIBLIOTECA DE GENEBRA
Numerosas são as gravuras que se inspiram no retrato preservado na Biblioteca de Genebra e que apresenta Calvino envelhecido.
Por exemplo, este Calvino de Clemens Ammon, Frankfurt, 1672 (171 x 116 mm).
Ou este Calvino de Balthasar Montcornet (1600-1668), por volta de 1650 (157 x 118 mm).
Citemos também uma pintura holandesa do século XVII, que nos mostra um Calvino mais na tranquilidade.
Traduzido e adaptado por Projeto Calvino21. Artigo original intitulado Petite galerie de portraits de Calvin, publicado pela Universidade de Genebra (UNIGE). Disponível em: https://www.unige.ch/theologie/cite/calvin/calvinportraits/. Acesso em: 28 de jul. 2021.
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