Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos, foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21 , organizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, sob o título: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   ▪  Esboços de retratos calvinianos  ▪ Nela temos a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 anos de seu na...

FILATELIA DE JOÃO CALVINO: ICONOGRAFIA E COLEÇÃO

O Selo, sob personalização comemorativa, ao lado da medalha, atualmente menos encomendada, é uma expressão clássica, que as instituições privadas ou públicas, no intuito de demonstrar, oficialmente, sua consideração aos seus ilustres vultos, utilizam-se da representação filatélica. Com dinâmica apropriada, decorrente da produção de edição limitada, o que favorece a imediata aquisição pelos colecionadores e interessados em tê-lo como ícone das comemorações. Dependente da quantidade confeccionada à edição, que realizada em porte limitado, em poucas décadas serão disputadas por colecionadores e procurada em leilões.

Em 2009, aos 500 anos do nascimento de João Calvino (1509-1564), reformador protestante e pastor na cidade de Genebra (Séc. XVI), vários países encomendaram a confecção de selo, a figurar como principal elemento na agenda das celebrações oficiais e a requer formalidade de lançamento.

Essa exposição é, também, o nosso reconhecimento à grandeza de espírito desses países, não apenas dada a homenagem, mas por perceber que a História, ao se fazer extraordinária, não devemos negá-la tornar o momento marcante, em prol da cultura nacional e preservação do patrimônio histórico da humanidade.

Selo postal com Calvino e Beza aos 500 anos da Universidade de Genebra (1559-1959).

Selo postal francês aos 500 anos da morte de João Calvino (1964).

Selo postal francês aos 500 anos do nascimento de João Calvino (2009).
 Carimbo de postagem francês aos 500 anos de nascimento de João Calvino.

Selo postal aos 500 anos do nascimento de João Calvino (2009) sob grafia nome feminino da Suíça.

Selo postal holandês aos 500 anos do nascimento de João Calvino (2009).

Selo postal do principado de Monaco aos 500 anos do nascimento de João Calvino (2009).

Selo postal alemão aos 500 anos do nascimento de João Calvino (2009).

Autoria   J. A. Lucas Guimarães
Mestre em Ciências da Religião (UPM/SP), teólogo-pastor presbiteriano, historiador-docente, jornalista-escritor, organizador do Blog Calvino21 e da Série de livros Calvino21.

Acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas