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450 ANOS DE CALVINO: HOMENAGEM E ICONOGRAFIA

Ainda que no uso das clássicas pinturas iconográficas à representação de Calvino, no entanto, os elementos temáticos, a mensagem da iconografia à cultura da época e os arranjos artísticos que vincula beleza e sentimentos a assegurar que, realmente, tem-se uma homenagem (expressão de reconhecimento, respeito e admiração) ou uma comemoração (expressão de contentamento pelo um feito de outro em nosso benefício ou que se tornou em bem-comum).
No afã de continuar a disponibilizar as expressões de reconhecimento e respeito à vida e obra de João Calvino através da catalogação imagética e documental das comemorações dos centenários do nascimento de João Calvino e outras datas memoráveis observadas em homenagem ao Reformador, tem-se, a seguir, o retrato de Calvino apresentado em comemoração ao Jubileu Calviniano de 1959:

Na obra publicada pela Bibliothèque de Genève [Biblioteca de Genebra], o autor Percival Pernet, no uso de técnica xilográfica, com três cores sobre a cartão, apresenta a produção artística de representação e informação comemorativa do Jubileu dos 450 anos do nascimento de João Calvino, em 1959, sob inspiração da reprodução do retrato em perfil do reformador, preservado no acervo da Biblioteca de Genebra. Contudo, o fato da reprodução do desenho do perfil de Calvino pertencer a outra autoria, não desqualifica o autor do mérito de contextualizar, se for o caso, devidamente o retrato calviniano, dada a permissão pelo proprietário, a Biblioteca de Genebra, e efetiva execução da proposta de trabalho, conforme temática e representação solicitadas. Apesar de não ter ciência do projeto original, é possível descrever algumas significativas técnicas-artísticas, que possibilitou a obra sua vinculação a singularidade da data comemorativa e atendeu a quesitos muito importantes à época e a instrumentalidade do uso do perfil calviniano de outra obra a diferente contexto, a seguir:

♥┌ Percebe-se, enfim, que o artista dispõe os elementos da obra de modo que, ao lance do olho em seu todo, é guiado por um elaborado sistema de realce do considerado principal ao quase secundário: ao lance do olho observa-se que o evento é sobre o personagem principal em destaque e indicado ao lado pelo nome. Inevitavelmente, o realce do brasão em cor preta e contendo letras dourado prende o olhar do observador, que se interessa pelo evento e deseja mais informação, a temática condutora da reflexão à homenagem do personagem principal. Acima e dos lados do brasão encontra-se as informações sobre o evento em tonalidade um pouco reduzida de modo a não ofuscar o realce do brasão.
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