Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

J. A. Lucas Guimarães ┐ ♥ ┌ Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21,  intitulada: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   Esboços de retratos calvinianos O rganizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, encontra-se a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 ano...

450 ANOS DE CALVINO: HOMENAGEM E ICONOGRAFIA

A iconografia calviniana é, por demais, imensa e profundamente representativa, como se verifica na matéria publicada no Calvino21, intitulada Iconografia de João Calvino: história e representações, na qual são apresentados os clássicos retratos pintados de João Calvino (1509-1564), em uma abordagem histórica da evolução do retrato do Reformador: de pintura característica ao nível caricatural (representação). No entanto, percebe-se que cada geração, ao apresentar João Calvino ao seu século, nas homenagens nos centenários de seu nascimento, nos jubileus observados e datas mantidas como memoráveis à sua pessoa, realizadas por sua tradição religiosa, instituições educacionais (edição especial de revista) e formalidades institucionais ou nacionais (edição de selo ou confecção de moeda), contribuem com o acervo iconográfico calviniano.

Ainda que no uso das clássicas pinturas iconográficas à representação de Calvino, no entanto, os elementos temáticos, a mensagem da iconografia à cultura da época e os arranjos artísticos que vincula beleza e sentimentos a assegurar que, realmente, tem-se uma homenagem (expressão de reconhecimento, respeito e admiração) ou uma comemoração (expressão de contentamento pelo um feito de outro em nosso benefício ou que se tornou em bem-comum).

No afã de continuar a disponibilizar as expressões de reconhecimento e respeito à vida e obra de João Calvino através da catalogação imagética e documental das comemorações dos centenários do nascimento de João Calvino e outras datas memoráveis observadas em homenagem ao Reformador, tem-se, a seguir, o retrato de Calvino apresentado em comemoração ao Jubileu Calviniano de 1959:

Desenho de Calvino ao Jubileu de 1959. Fonte: BGE, Centre d'iconographie genevoise

Na obra publicada pela Bibliothèque de Genève [Biblioteca de Genebra], o autor Percival Pernet, no uso de técnica xilográfica, com três cores sobre a cartão, apresenta a produção artística de representação e informação comemorativa do Jubileu dos 450 anos do nascimento de João Calvino, em 1959, sob inspiração da reprodução do retrato em perfil do reformador, preservado no acervo da Biblioteca de Genebra. Contudo, o fato da reprodução do desenho do perfil de Calvino pertencer a outra autoria, não desqualifica o autor do mérito de contextualizar, se for o caso, devidamente o retrato calviniano, dada a permissão pelo proprietário, a Biblioteca de Genebra, e efetiva execução da proposta de trabalho, conforme temática e representação solicitadas. Apesar de não ter ciência do projeto original, é possível descrever algumas significativas técnicas-artísticas, que possibilitou a obra sua vinculação a singularidade da data comemorativa e atendeu a quesitos muito importantes à época e a instrumentalidade do uso do perfil calviniano de outra obra a diferente contexto, a seguir:

 ♥ Na época, meado do século XX, a reprodução gráfica em cores, quando era possível, era muito cara e, portanto, inviável à panfletagem informativa de um evento. Mesmo se considerasse uma tiragem mínima, ainda, assim, essa tiragem somente era possível se compensasse à gráfica o uso de dos equipamentos gráficos em sua produção. Portanto, o mínimo era o máximo reprodução determinada pela gráfica. De certo, a técnica xilográfica, com uso de três cores sobre papel-cartão de cor única, correspondia ao padrão de reprodução gráfico da época e, possibilitava um custo-benefício viável e de possível aprovação pela comissão organizadora.

 ♥ Na técnica xilográfica, os elementos artísticos em torno da reprodução de outra obra do perfil de Calvino facilitam a correspondência e ambientação ao contexto original sem perder sua condição de contextualidade ao destinado momento.

 ♥ A disposição dos textos informativos em relação aos temáticos foram dispostos em condições artísticas, de modo a evitar uma disposição à poluição visual, que comprometa o realce à temática do Jubileu, expressa através de um brasão, contendo a inscrição "Post Tenebras Lux", ao redor da representação do Sol a raiar, e no centro o monograma IHS, que corresponde a abreviatura do nome de Cristo em grego: Ιησούς. Abaixo, encontra-se o ano de referência do nascimento de João Calvino: 1559.

Brasão temático do Jubileu aos 450 anos do nascimento de Calvino

 ♥ Percebe-se, enfim, que o artista dispõe os elementos da obra de modo que, ao lance do olho em seu todo, é guiado por um elaborado sistema de realce do considerado principal ao quase secundário: ao lance do olho observa-se que o evento é sobre o personagem principal em destaque e indicado ao lado pelo nome. Inevitavelmente, o realce do brasão em cor preta e contendo letras dourado prende o olhar do observador, que se interessa pelo evento e deseja mais informação, a temática condutora da reflexão à homenagem do personagem principal. Acima e dos lados do brasão encontra-se as informações sobre o evento em tonalidade um pouco reduzida de modo a não ofuscar o realce do brasão.

Autoria  J. A. Lucas Guimarães
Organizador do Blog Calvino21, historiador-docente, pastor presbiteriano, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/SP) e jornalista-escritor, com várias obras publicadas sobre João Calvino, dentre as mais recentes: Calvino, Ciência e fake news e João Calvino: quem dizem que sou?

Acesse  Política|POST 

Comentários

Postagens mais visitadas