Pular para o conteúdo principal

Destaques

LANÇAMENTO: LIVRO "JOÃO CALVINO: QUEM DIZEM QUE SOU?"

Sob empréstimo da pergunta de Jesus aos discípulos, foi publicada a décima obra da Coleção Calvino21 , organizada pelo historiador e teólogo J. A. Lucas Guimarães, sob o título: JOÃO CALVINO: “QUEM DIZEM QUE SOU?”   ▪  Esboços de retratos calvinianos  ▪ Nela temos a convicção de que a relação de seu contexto original com as identificações à pessoa de João Calvino desde sua morte, não é mera coincidência. Se lhe fosse oportuno um lance de existência atual, é possível que ele fizesse semelhante indagação, apesar de seu desinteresse por ela em sua existência. Desse modo, tem início o empenho de disponibilizar a verdade histórica da identidade e identificação de João Calvino: advogado, um dos principais líder da Reforma Protestante do século XVI, pastor na cidade de Genebra e escritor cristão, com vasta literatura legada à posteridade, com a íntegra apresentação do Evangelho de Cristo pela fiel exposição bíblica. Porque já se distanciam os limites dos 500 anos de seu na...

SÉRIE NUMISMÁTICA DOS HOMENS ILUSTRES: JOÃO CALVINO

 

O filósofo americano Sidney Hook (1902-1989), no livro The hero in History (1943), em um dos capítulos da obra ele aborda sobre as condições que contribuem decisivamente para que a intervenção de determinadas pessoas em um evento, no percurso da história torne-os influentes além de sua época e o projete ao futuro como um herói. Por outro lado, o fato de certos indivíduos que tomaram as rédeas no rumo de alguns acontecimentos, serem lembrados apenas como marcantes ou decisivos, mas jamais como herói. Ele, então, busca sintetizar variantes envolvidas na formação do herói, partindo da definição do perfil dos dois tipos de pessoas envolvidas, a saber: o homem-momento, que figura como repleto de eventos, sendo marcante neles e por eles marcado, e o homem-época, que gera os eventos marcantes em seu tempo e que marcaram para além dele, adentrando as fronteiras das épocas históricas vindouras.

Um dos empreendimentos do Calvino21 tem agenda, sob pesquisa do seu organizador, o historiador J. A. Lucas Guimarães, no uso de seleção de fontes históricas da numismática (moeda e medalha) e da filatelia (selos) produzidas em memória de João Calvino (1509-1564), reformador protestante do século XVI, através dos séculos após sua morte, em nível de homenagem, tributo, celebrações e comemorações específicas datáveis, de Genebra ao mundo, de forma a conduzir o leitor à verificação de que, dada a sua inegável condição de homem-época, observa-se a ocorrência de crescente permanência ao seu respeito na memória coletiva da sociedade mundial, cuja expressão de reconhecimento do seu legado à sociedade humana, redundou em uma iconografia calviniana abundante, divulgadora de sua memória às novas gerações e contemporizadora de sua pessoa e ideias, ao interpretá-las através de contextos, técnicas e eventos do momento histórico existencial.

Os primeiros ensaios postados no Calvino21, com abordagem mais geral, objetivando a constatação, ocorreram com publicação do artigo intitulado de Filatelia de João Calvino: iconografia e coleção, que inaugurou a série temática, seguida de outro intitulado de Iconografia de João Calvino: história e representaçõesAgora, de modo mais específico, selecionamos uma medalha com a representação de João Calvino, reformador protestante do século XVI, da série de medalhas da Galerie numismatique des hommes illustres (1818-1844), editada pelo escultor e medalhista francês Pierre Amédée Durand (1789-1873), em 1818, em exposição a seguir:

 Anverso
Legenda: JOHANNES CALVINUS
Descrição: João Calvino, vestindo um casaco e de perfil mostrando o lado esquerdo, com seu nome em latim escrito à volta do retrato e abaixo dele o nome do gravador, Gayrard.
 Verso
Legenda: NATUS NOVIODUNI IN GALLIA AN. M. D. IX. OBIIT AN. M. D. LXIV. SÉRIE NUMISMATIQUE UNIVERSALIS VIRÛM ILLUSTRIUM. M. DCCC. XVIII.
Descrição: No verso da medalhe contém nas legendas de 6 linhas a data de nascimento e naturalidade, bem como a data do falecimento e o local. Em destaque de linhas horizontais acima e abaixo 2 linhas com nome da série da medalha em latim. Na última linha, está gravada o ano da publicação da coleção, tendo a esquerda o nome do artista (Paris) e à direita a referência ao editor: Durand.

O que se considerou à seleção da primeira medalha com representação de João Calvino, à exposição no Calvino21 através de postagem, essa pertencente a Série numismática dos homens ilustres da França?

Além da técnica artística, demonstrada na gravação da medalha, obtendo um retalho nítido, que valoriza a naturalidade do representado, cuja resultado, dada a manutenção, sem inovação, na gravação do perfil clássico do reformador, em um nível de expressividade, como se encontrado a síntese dele, condicionou-se a seleção da medalha em exposição à seguinte consideração:

Tendo observado, em lista que alegam enumeradas com os vultos históricos que mudou o mundo com seus ideais, inventos e literaturas, dentre outras, a ausência injustificada do nome de João Calvino na indicação de seu nome, ainda que no campo de conhecimento classificatório escolhido, ele tinha sido insuperável. Não se pode pensar que a ausência do nome de Calvino ocorreu, porque o organizador da obra desconhecia o legado intelectual calviniano.

No livro Calvino, ciência e fake news, que leva o selo Calvino21, sob autoria do historiador J. A. Lucas Guimarães, foi mostrado como no final século XIX através da publicação de uma obra contendo uma falsa declaração de João Calvino, pelo qual passou a ser estereotipado como ferrenho inimigo da ciência moderna. O mais agravante foi o fato de outros historiadores da ciência no século XX, apenas repetiram a falsa declaração calviniana para referendar seus argumentos contrários a Calvino pela sua postura contra a ciência, sem sentir necessidade de pesquisas nas obras do reformador. Mas, ao invés se dar à postura de cientificidade em suas obras, cometeram a mais plena fake new cientifica, como se verificou na obra do historiador da ciência Thomas Kuhl, dentre outros, que devido a importância de sua obra à comunidade científica e acadêmica, dificilmente alguém o superará em eficácia no uso de fake new: recebeu por leitura a falsa declaração de Calvino e fez referência em sua obra, conforme preceitua a metodologia de trabalho científico, e aos seus leitores deu a entender como um feito da cientificidade da pesquisa autoral. João Calvino se tornava um dos primeiros no século XX a ser vítima de fake news. Isso de modo tão eficaz, que todos passaram a acreditavam que ele foi o principal perseguidor de todos os que se davam à pesquisa científica, bem como da própria ciência moderna. Somente depois da década de 60 do século XX, alguns pesquisadores buscaram nas de Calvino a declaração creditada a ele e nada encontraram, principal onde foi indicada como referência. Era fake news científica!

Expomos uma medalha, que é parte de uma coleção, na qual o nome de João Calvino é encontrado na contagem dos homens ilustres da França. E talvez esse feito se revele ainda mais revelador da dignidade dada ao reformador no lançamento da série. Consta a informação que a coleção de medalha, com a representação dos escolhidos devido a importância do seu legado à sociedade francesa e ao mundo, foi publicada no período de 1818 a 1844. No entanto, no verso da medalha de João Calvino está gravada como data o ano de 1817, um ano anos da data considerada inicial de publicação da obra. Isso pode significar que a Coleção ter sido inspirado pela confecção de uma medalha comemorátiva para Calvino e se transformou empreendimento de uma coleção. Ou que o reformador foi colocar como primeiro da coleção e figura do lançamento dela.

Por fim, a exposição da medalha representativa do reconhecimento da pessoa de João Calvino como um homem ilustre à sociedade francesa e, também, oportunidade de reconhecê-lo como ilustre à sociedade humana.


Autoria   J. A. Lucas Guimarães
Mestre em Ciências da Religião (UPM/SP), teólogo-pastor presbiteriano, historiador-docente, jornalista-escritor, organizador do Blog Calvino21 e da Série de livros Calvino21.

Acesse:

Comentários

Postagens mais visitadas