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JOÃO CALVINO: O GÊNIO DE GENEBRA PELA GLORIA DE DEUS


♥┌ Dominado pela Majestade
Calvino nasceu em 10 de julho de 1509, em Noyon, França, quando Martinho Lutero tinha 25 anos e havia acabado de começar a ensinar a Bíblia em Wittenberg. A mensagem e o espírito da Reforma só chegariam a Calvino vinte anos depois, e, nesse meio tempo, ele dedicou sua juventude ao estudo da teologia medieval, do direito e dos clássicos. Mas em 1533, algo dramático aconteceu em sua vida por influência do ensino da Reforma. Calvino relata como lutava para viver a fé católica com zelo, quando:
De repente, Calvino viu e experimentou nas Escrituras a majestade de Deus. E naquele momento, tanto Deus quanto a palavra de Deus foram tão poderosamente autenticados em sua alma que ele se tornou servo amoroso de Deus e de sua palavra pelo resto da vida.
♥┌ Pastor de Genebra
Calvino sabia que tipo de ministério queria. Ele desejava desfrutar da tranquilidade literária para poder promover a fé reformada como um erudito. Mas Deus tinha planos radicalmente diferentes.
Depois de fugir de Paris e, finalmente, deixar a França definitivamente, Calvino pretendia ir para Estrasburgo em busca de uma vida de produção literária pacífica. Mas enquanto Calvino passava a noite em Genebra, William Farel, o líder ardente da Reforma naquela cidade, descobriu que ele estava lá e o procurou. Foi um encontro que mudou o curso da história, não apenas para Genebra, mas ao mundo. Calvino recorda:
O rumo de sua vida mudou irrevogavelmente. Calvino jamais trabalharia no que chamava de “tranquilidade dos estudos”. Desde, então, cada página dos 48 volumes de livros, tratados, sermões, comentários e cartas que escreveu seria forjada na bigorna da responsabilidade pastoral. Nos 28 anos seguintes (exceto por uma pausa de dois anos), Calvino dedicou-se a expor a Palavra — a mostrar a majestade de Deus nas Escrituras ao seu rebanho genebrino.
♥┌ Glória Recuperada
A necessidade da Reforma era fundamentalmente esta: Roma havia “destruído a glória de Cristo de muitas maneiras.” (Portrait of Calvin, 113) A razão, segundo Calvino, de que a igreja estava “apegada a tantas doutrinas estranhas” foi “o motivo da excelência de Cristo não ser percebida por nós.” (Portrait of Calvin, 113) Em outras palavras, o grande guardião da ortodoxia bíblica ao longo dos séculos é a paixão pela glória e excelência de Deus em Cristo.
A questão não é, primeiramente, os conhecidos pontos de conflito da Reforma: justificação, abusos sacerdotais, transubstanciação, orações aos santos e autoridade papal. Por trás de todos — e todos em jogo para Calvino — estava a questão fundamental de saber se a glória de Deus brilhava em sua plenitude, ou se de alguma forma estava sendo diminuída. Do início de seu ministério até o fim de sua vida, sua estrela guia em visão foi a centralidade, supremacia e majestade da glória de Deus.
♥┌ Desvendando os Tesouros das Escrituras
Geerhardus Vos argumentou que esse foco na glória de Deus é a razão pela qual a tradição reformada obteve mais sucesso do que a tradição luterana em “compreender o rico conteúdo das Escrituras.” Ambas, se “lançaram nas Escrituras.” Mas havia uma diferença:
O verdadeiro gênio de Genebra não era a mente de João Calvino, mas a paixão pela glória de Deus. Cada geração precisa desvendar os tesouros das Escrituras para os perigos e possibilidades peculiares de seu próprio tempo. Nossa geração não é diferente de nenhuma outra. Creio que só conseguiremos fazer isso bem, se formos profundamente e alegremente dominados pela maior realidade revelada pelas Escrituras: a majestade da glória de Deus.
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